5 atividades para fazer em casa nas férias escolares das crianças

5 atividades para fazer em casa nas férias escolares das crianças

Se por um lado as férias escolares representam um momento de diversão e alívio para as crianças, para os pais, esse momento pode ser considerado um verdadeiro desafio. Afinal de contas, nem todo mundo consegue descansar e tirar férias neste período, fazendo com que seja necessário a divisão de atenção entre o trabalho e a criançada. 

Apesar de parecer uma tarefa difícil, é mais do que possível equilibrar esses dois focos e unir o útil ao agradável. O ideal é fazer com que as crianças sintam-se acolhidas na rotina agitada dos pais. Portanto, até mesmo as atividades caseiras, educativas e que instigam a curiosidade dos pequenos podem ser bem-vindas.

Nesse post, a Rifletti separou 5 atividades para fazer em casa, durante as férias escolares das crianças. Por isso, se você tem um pequeno dentro de casa e já está ficando de cabelo em pé pensando no que vai conseguir fazer com ele nesse período, fique tranquila! Estamos aqui para te orientar. Dê uma boa olhada nas dicas a seguir! 

Exercício físico que faz bem aos pais e às crianças!

Além de ser uma desculpa e tanto para aproveitar os dias ensolarados do Verão, a prática de exercícios físicos também representa uma ótima alternativa para gastar a energia dos pequenos – tarefa que é difícil de alcançar, não é mesmo?! Sem contar, que o ato de se exercitar é uma prática extremamente saudável e deve ser super bem-vinda independente do período. 

Sente com a criançada e procure saber que tipo de esportes elas gostam mais. Não adianta forçar a criança a fazer algo que ela não quer, deixe que ela escolha a atividade. Dá para andar de bicicleta, se aventurar no skate, jogar futebol, competir em uma corrida e uma infinidade de outras opções, basta escolher um lugar aberto e seguro e se jogar de cabeça nessas atividades. 

Por que não acampar na sala de estar?

Seja em um ambiente externo, sob a luz do luar ou dentro de casa, com a tela da TV sob suas cabeças, toda criança ama a experiência de acampar. E se não ama é porque ainda não teve a oportunidade de se divertir fazendo isso! Portanto, que tal proporcionar essa atividade nas férias escolares das crianças? 

O acampamento pode ser feito no quintal de casa, na varanda do prédio ou na sala de estar. Basta montar uma estrutura segura, confortável e, principalmente, que lembre uma cabana. Pode ser com travesseiros e edredons, não se prenda ao perfeccionismo. Depois disso, é só acomodar as crianças, separar uns aperitivos e começar a brincadeira. 

Uma dica é distribuir lanternas entre elas e fazer uma caça ao tesouro dentro de casa. Já para uma atividade mais leve, é possível posicionar a “cabana” em frente a TV e assistir à saga favorita das crianças. O céu é o limite!

E não se esqueça: para uma experiência completa, incentive as crianças a realmente passarem a noite no camping improvisado!

A diversão também pode ser na cozinha!

Quem disse que não dá para se divertir na cozinha? Uma ótima maneira de passar mais tempo com as crianças é ensinando a elas as suas receitas favoritas. Faça desse momento, a oportunidade perfeita para compartilhar a importância de cada alimento e para apresentar novos ingredientes e sabores aos pequenos. 

Uma dica maravilhosa é investir em uma agenda ou caderno que tenha tudo a ver com a individualidade da criança e criar um livro de receitas personalizado. Imagina que lindo um caderninho com as receitas favoritas do seu filho? Dá para transformar essa atividade em algo rotineiro e fazer uma receita por semana até o fim das férias. Só não se esqueça do avental, das luvas e de toda a segurança que a cozinha exige, ok? 

Jogos em família são sempre mais divertidos!

Jogos de tabuleiro, cartas de baralho, quebra-cabeças, mímicas, stop e até mesmo esconde-esconde. Independente da opção escolhida, os jogos em família são sempre mais do que bem-vindos para passar o tempo em casa. Afinal, são consideradas excelentes ocasiões de reunir todo mundo para um momento de diversão, visto que, fora do período de férias, as rotinas tendem a ser muito agitadas e cansativas para tais atividades. 

Se os pais tiverem pique, os jogos podem acontecer diariamente, em algum momento específico do dia, como a noite, após o jantar. Do contrário, dá para dedicar um dia da semana só para isso. Analise a rotina da sua casa e escolha a melhor data! 

Hora da Sessão Pipoca!

Por último, mas não menos importante, vamos à atividade oficial das férias, dos feriados ou de qualquer tempo livre: a sessão pipoca. Se acomodar na frente da TV, no conforto do seu sofá, com o balde de pipoca em uma mão e o controle remoto na outra é uma das atividades mais prazerosas que existem. E isso não muda quando se trata de crianças! 

Por isso, para deixar as férias escolares ainda mais divertidas, separe as sagas e os gêneros cinematográficos preferidos dos pequenos e faça uma maratona de filmes durante esse período. Faça pipocas de diferentes sabores, invista em snacks deliciosos, prepare bebidas refrescantes, junte todo mundo e aproveite esse momento na comodidade que o seu sofá oferece. 

Leia também: O que fazer no tempo livre em casa

Leve conforto para as férias escolares com os sofás Rifletti

Inclusive, se você acha que é um bom momento para trocar o sofá, esse é o momento perfeito! A Rifletti disponibiliza uma gama imensa de estofados que conversam com o seu gosto pessoal e com as necessidades da sua casa. Acesse o site e confira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *