5 dicas para limpar a casa corretamente

5 dicas para limpar a casa corretamente

A gente sabe que limpar a casa não é uma tarefa fácil. Os ambientes acumulam diariamente poeira e outras impurezas que prejudicam não só a harmonia do espaço, como também a saúde de quem vive ali dentro, sendo necessária uma limpeza caprichada para evitar problemas respiratórios e outras irregularidades. 

Pensando em auxiliar vocês nessa missão, separamos nesse post 5 dicas essenciais para limpar a casa corretamente. Afinal, assim como o nosso corpo, a casa também precisa receber alguns cuidados especiais para permanecer equilibrada. 

Por isso, se você é o tipo de pessoa que não abre mão de viver em um ambiente limpo e organizado, fique de olho nas dicas a seguir!

Use o aspirador de pó ao seu favor!

Além de ser um ótimo aliado para manter a limpeza da casa e dos móveis, o aspirador de pó é uma alternativa muito mais segura e eficiente se formos comparar com a vassoura. 

A melhor vantagem de optar pela ferramenta é o fato dela não arrastar a poeira para todos os cantos e conseguir limpar até mesmo os espaços mais difíceis de alcançar, tornando a limpeza da casa muito mais rápida e deixando o anfitrião livre de complicações respiratórias.  

Com o chão devidamente livre de poeira e outros resíduos, basta finalizar a limpeza com um pano umedecido com água e com algum produto específico para o tipo de piso. 

Certifique-se de limpar os objetos compartilhados!

Apesar de ser uma tarefa que quase ninguém se lembra de fazer, a higienização dos objetos compartilhados dentro de casa é algo essencial para manter o ambiente livre de germes e demais impurezas.

Todos os dias tocamos em maçanetas, interruptores, controles remotos e puxadores, não é mesmo? Pois bem! Se a sua mão estiver suja e infectada com algum germe, esses objetos se tornarão o novo lar de possíveis vírus e bactérias, comprometendo a saúde de todos da casa.

Para driblar esse possível cenário, basta limpar a casa diariamente ou semanalmente com alguma solução higienizadora. Acredite, isso ajudará – e muito – na redução de impurezas que esses objetos podem carregar. 

Almofadas, travesseiros e estofados precisam de cuidados especiais!

As almofadas, os travesseiros e os estofados representam outros itens que também precisam de uma limpeza frequente. Por entrarem em contato diariamente com o nosso corpo, essas peças conseguem acumular suor, poeira e germes com muito mais facilidade, tornando um lugar perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.  

A higienização de cada um depende muito do material em que a peça foi produzida. De modo geral, os travesseiros e almofadas devem ser lavados de 6 em 6 meses e podem ser higienizados na mão ou na máquina de lavar com água e sabão neutro. A secagem deve ocorrer de forma natural, sem a utilização da centrifugadora.  

Já os sofás e estofados dependem 100% da fibra têxtil em que foram confeccionados para serem higienizados corretamente. A maioria pode ser limpa com água e detergente neutro, mas é sempre bom conferir se o seu revestimento pode entrar em contato com tal substância. 

Inclusive, para evitar manchas e desgastes no sofá, existe o serviço de impermeabilização, que tem como objetivo fechar as fibras do estofado e, assim, tornar impermeável toda a superfície da peça. Vale bastante a pena para quem tem crianças e pets em casa!

Leia também: Impermeabilização de sofá: o que é e como a Rifletti faz?

Utilize os produtos e acessórios corretamente!

Só é possível limpar a casa corretamente se o anfitrião utilizar os produtos e acessórios corretos para tal atividade. No mercado, temos uma gama gigantesca de itens e soluções higienizadoras, por isso, a escolha correta desses produtos se faz essencial para atender às necessidades da casa. 

Uma boa dica é escolher os produtos de limpeza de acordo com as superfícies da sua casa. Portanto, observe como é feito o piso do seu espaço e quais são os materiais utilizados na confecção dos seus móveis. Normalmente, os produtos multiusos são os mais recomendados! 

Além dos produtos específicos, também se atente aos acessórios de limpeza! Invista em buchas e escovas para limpar os cantinhos mais difíceis e em luvas para evitar o contato das mãos com as substâncias químicas mais pesadas. Também é bacana investir em mais de uma opção de pano! Assim, você utiliza materiais diferentes para limpar cada cômodo. 

Torne a tarefa algo rotineiro!

Por fim, torne a limpeza da casa uma tarefa rotineira! Cuidados básicos realizados no dia a dia auxiliam a manter o espaço limpo e organizado, tornando a limpeza geral uma atividade menos cansativa. 

Uma dica bacana que pode ser feita rapidamente, sem muito esforço, é tirar um momento do dia para passar aspirador de pó nos cantos da casa que mais acumulam poeira. Assim, é possível evitar que as impurezas se espalhem pela casa ao longo dos dias. 

Ademais, tente organizar os armários e gavetas, mantendo tudo em seu devido lugar. Dessa forma, você perde menos tempo na hora de limpar a casa, uma vez que os itens estarão armazenados e não atrapalharão o fluxo da casa. 

Gostou das nossas dicas para limpar a casa corretamente? Qual dessas tarefas você já realizava na limpeza do seu lar? Conta pra gente! Aproveite para dar uma olhada nos demais conteúdos aqui do Blog! Procuramos sempre trazer as melhores dicas para a sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *