5 sinais de que é hora de trocar o seu colchão

5 sinais de que é hora de trocar o seu colchão

Uma boa noite de sono faz total diferença para que o corpo consiga descansar e ficar mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia. Isso é um fato comprovado naturalmente!

O que poucos sabem, é que a qualidade do sono está diretamente ligada ao local em que se dorme. Por isso é tão importante a escolha de um colchão ideal e que atenda às necessidades do seu organismo. Porém, apesar de se tratar de uma ação simples, natural e essencial ao ser humano, nem todo mundo consegue sempre dormir bem.

Quem nunca, ao se levantar de manhã, sentiu cansaço e dores nas costas? Ou então, acordou com uma super crise alérgica? Esses e outros problemas repentinos podem aparecer devido ao colchão em que você está dormindo, sendo necessário trocar o seu colchão.

Frente a esse cenário que deixa as pessoas não só com dores locais, mas também com uma série de dúvidas na cabeça, separamos 5 sinais de que é hora de trocar o seu colchão e reconquistar aquela noite de sono maravilhosa e extremamente merecida. Confira a seguir! 

Atenção aos principais sinais que o colchão te dá

Não é difícil detectar o momento certo para realizar a troca de colchão. O próprio item já te dá alguns sinais de que sua validade passou! Basta apenas uma noite de sono para começar a perceber esses indicadores. Abaixo citamos alguns exemplos clássicos. Confira! 

Tempo de uso

Todo colchão tem um tempo de uso pré estabelecido. O produto dura, em média, de 7 a 10 anos, mas esse tempo pode diminuir se o material usado for espuma, caindo para 5 a 8 anos. 

Portanto, o primeiro sinal a ficar atento é quanto ao seu “prazo de validade”. Se você tiver um colchão de espuma há mais de 5 anos ou um colchão de molas há cerca de 7 anos, está na hora de começar a pensar num futuro investimento. 

Crises alérgicas

Se notar que a frequência de suas crises alérgicas, como a rinite, estiver aumentando, saiba que a causa pode estar exatamente no local em que você deita para dormir. Os colchões são os abrigos prediletos de ácaros, bactérias e mofos — os principais causadores de crises alérgicas. 

Quanto mais tempo de uso o colchão tiver, mais chances ele possui de acumular esses visitantes indesejados, sendo necessária a sua troca para acabar de vez com o problema. 

Irregularidades na superfície

Sabe quando você senta ou deita sobre um colchão e sente que existem partes que estão mais fundas do que outras? Pois bem, esse é mais um indicador para trocar de produto.

Quando a superfície do colchão está irregular, fica muito difícil se acomodar na cama e achar uma posição confortável para dormir, pontos essenciais para uma boa noite de sono.

Colchão barulhento

Esse sinal é exclusivo de colchões fabricados com mola. Com certeza, em algum momento da sua vida, você já deitou em um colchão e conseguiu ouvir o barulho da mola em seu interior. Esse fenômeno é considerado normal até que se torne muito frequente. 

Se o barulho for se repetindo mais e mais, é indício que as molas estão ficando desgastadas e, consequentemente, o momento certo para trocar o seu colchão.

Cansaço e dores nas costas

Por último, mas não menos importante, um dos principais indicadores de que é a hora certa de trocar o seu colchão é quando você dorme por um período de tempo relativamente ideal, mas mesmo assim acorda com aquela sensação de cansaço e cheio de dores nas costas

Isso é sinal de que o colchão está ficando velho e deve ser trocado para que você consiga ter uma noite de sono decente novamente. 

Escolhendo o colchão ideal para você!

Agora que você já sabe reconhecer quando o seu colchão passou do prazo de validade, chegou o momento de aprender a fazer a escolha correta do novo produto.

Afinal, existe uma série de fatores que influenciam na escolha do seu colchão ideal. Veja abaixo algumas técnicas usadas no momento da compra:

  • Espuma ou mola? Antes de investir no novo colchão, verifique qual subdivisão é mais adequada à sua cama e para você.
  • Além dessa subdivisão, existem as diferenças no revestimento do produto. Alguns são confeccionados com tecido de malha e outros feitos a partir de fibras aglomeradas e fixadas em processos têxteis. Dê uma olhada em ambos e opte pelo que mais se identificar.
  • Sempre leve em consideração o seu peso e a sua altura. Dessa forma você consegue escolher com mais assertividade um produto com a densidade correta para o seu perfil.
  • Antes de comprar, deite no colchão por 15 minutos para testar o seu conforto. Não tenha vergonha de fazer isso em loja! Garantimos que é muito mais comum do que parece. 
  • Invista em colchões com o selo de certificação de qualidade da Inmetro

Ter uma noite de sono tranquila é essencial para preservar a saúde física e mental. Por isso, não deixe de exigir conforto no momento de se deitar para dormir.

Aproveite para acessar o site da Rifletti e conferir nossos modelos de colchão e cama box. Oferecemos opções de casal, solteiro e queen size!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *