Como escolher a cabeceira de cama ideal para o quarto?

Como escolher a cabeceira de cama ideal para o quarto?

Independente da peça ter sido retirada das camas box, a cabeceira de cama ainda é capaz de conquistar o coração de inúmeros amantes do universo decor.

Considerada como um elemento clássico entre as camas tradicionais, a cabeceira é capaz de transformar toda a atmosfera do quarto, sendo responsável não só por potencializar a decoração, como também por proporcionar muito mais conforto ao espaço. 

Porém, para que a peça entre em harmonia com a decoração do ambiente, é necessário levar alguns pontos em consideração. A cabeceira precisa ser proporcional à cama e deve apresentar um design que combine minimamente com os outros elementos dispostos no local. 

Nesse post, te ensinamos como escolher a cabeceira de cama ideal para o quarto. Por isso, se você deseja dar um up na decoração do seu cantinho de descanso e ainda não sabe por onde começar, dê uma olhada nas dicas que separamos a seguir! 

Atente-se ao tamanho da peça!

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração no momento de investir em uma cabeceira para a sua cama está relacionado ao tamanho da peça. A fim de preservar a harmonia do espaço, é necessário que a cabeceira tenha um tamanho um pouquinho maior ou exatamente igual às dimensões da cama box. 

Além de ser proporcional à cama, a cabeceira também pode se adequar às necessidades do anfitrião. Se você é fã de decoração contemporânea e busca por uma cabeceira mais moderna, os modelos horizontais são as melhores opções.

Já se você não abre mão de ler, assistir filmes ou trabalhar em cima da cama, os modelos verticais podem oferecer um conforto maior para esses momentos.

Independente da escolha, a melhor dica continua sendo tirar as medidas da sua cama e do seu quarto antes de investir na cabeceira. Abaixo, você confere as dimensões padrões de cada tipo de cama box. Veja:

  • Cama de Solteiro: 0,88 x 1,88m
  • Cama de Casal: 1,38 x 1,88m
  • Queen Size: 1,58 x 1,98m
  • King Size: 1,93 x 2,03m

Seu revestimento deve combinar com a decoração!

Outro ponto importantíssimo no momento de escolher a cabeceira de cama ideal está relacionado ao revestimento da peça, ou seja, à sua textura. Afinal, além de interferir no seu conforto, o material da cabeceira também influenciará na decoração do seu quarto. 

A cabeceira pode ser confeccionada tanto em materiais sólidos, como a madeira, quanto em materiais texturizados, como as fibras têxteis. Os principais tecidos desenvolvidos para essas peças são o suede, o veludo, o jacquard, o linho e o couro. A escolha vai depender do estilo de decoração e daquilo que você deseja para o seu quarto. 

Se você procura por uma cabeceira clássica, duradoura e que seja fácil de limpar, os modelos em madeira, jacquard e couro são os mais indicados. Agora, se você busca por uma cabeceira moderna, elegante, e confortável para os momentos de relaxamento, os modelos em suede, veludo e linho são os mais recomendados. 

Preserve a paleta de cores do ambiente!

Por último, mas não menos importante, atente-se à cor da cabeceira! Assim é possível preservar a paleta de cores do ambiente e proporcionar ainda mais harmonia à decoração do seu quarto. 

Enquanto cabeceiras em tons pastéis e neutros – como o branco, o bege e o rosé – são ideais para quartos pequenos e clássicos, as cabeceiras em tons escuros e vibrantes são perfeitas para aqueles que possuem mais espaço disponível e buscam por uma decoração ousada e cheia de personalidade. 

Além de se adequar à decoração e ao tamanho do ambiente, a cor da cabeceira também precisa se adaptar às sensações que você deseja passar com o seu quarto.

Se a sua intenção é proporcionar mais conforto e leveza a esse espaço, então os tons claros e neutros – como o branco, o bege e o cinza – são as melhores opções. 

Já se você deseja transmitir mais luxo e seriedade, os tons escuros – como marrom, chumbo e preto – simbolizam as opções ideais. Por fim, se a sua intenção é construir uma atmosfera intensa e cheia de energia, os tons quentes – como o vermelho e o laranja – representam as alternativas mais assertivas. 

Decore o seu quarto com uma cabeceira de cama

Viu só como é importante se atentar aos detalhes?! Seguindo essas dicas, temos certeza que você vai acertar em cheio na escolha da cabeceira.

E por falar em cabeceira de cama, nada melhor do que uma ótima cama box e colchão para combinar com a mesma, né? Aproveite a sua visita aqui no Blog para dar um pulinho em nosso e-commerce.

Lá você confere todos os modelos de cama box desenvolvidos pela Rifletti! Estamos esperando por você! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *