Como escolher a cor de sofá ideal para o ambiente?

Como escolher a cor de sofá ideal para o ambiente?

Por representar o item de maior destaque dentro de um ambiente, a escolha do sofá é acompanhada de muitas expectativas. Afinal, além de contar com uma estrutura que atenda as necessidades do ambiente, a peça também precisa ter uma cor que converse com a atmosfera do local. 

E o que não faltam são opções, não é mesmo? Existem cartelas de cores gigantescas quando o assunto é revestimento de sofá, tornando a escolha do tom ainda mais desafiadora. 

Se você faz parte dessa parcela “indecisa”, deixa que a gente te ajuda na seleção! Nesse post separamos algumas dicas que podem auxiliar no momento de escolher a cor de sofá ideal. Por isso, abra seu bloco de notas e fique atento ao que vem a seguir! 

Considere o conceito e o estilo de decoração do ambiente!

Antes de voltar as atenções para a cor do sofá, é interessante compreender como funciona o ambiente onde você vai adicionar a peça. Entender a atmosfera do local e suas funcionalidades auxiliam bastante na escolha da nova mobília. Afinal, o ambiente tem um clima mais sério, ousado, leve ou descontraído? Coloque esses pontos na balança!

Além disso, também é ideal levar em conta o estilo de decoração que compõe o ambiente. Estilos clássicos e minimalistas pedem por tons claros e neutros, já os estilos retrô e contemporâneo podem combinar com tons escuros e vibrantes. 

O céu é o limite quando se trata de cores, portanto, a clareza quanto a esses pontos pode ajudar bastante na escolha final. Abaixo, separamos as cores que mais combinam com cada tipo de ambiente. Confira! 

Ambientes ousados combinam com cores vibrantes!

Se a atmosfera do ambiente onde você deseja inserir o novo sofá contar com um estilo ousado e fizer parte da área social da sua casa, é bacana pensar em cores quentes ou vibrantes para a peça. Além de contarem com muita personalidade, esses tons se destacam com facilidade nos ambientes e conseguem criar contrastes com fundos neutros. 

Por isso, se você é do tipo de pessoa que não gosta de passar despercebida, aposte em um sofá que tenha a cor vermelha, laranja, amarelo, mostarda, verde ou rosé. 

Ambientes sérios são compatíveis com cores escuras e terrosas!

Se por um lado as cores vibrantes combinam com ambientes ousados e descontraídos, as cores escuras e terrosas são mais condizentes com espaços sérios e discretos. Por chamarem menos atenção, esses tons são ideais para quem deseja manter a sobriedade do ambiente e para todos que tendem a enjoar de uma cor com facilidade. 

Apesar de representarem o oposto dos tons citados no tópico acima, as tonalidades escuras também conseguem criar contraste dependendo da decoração do ambiente, potencializando a personalidade do local. Por isso, se você se identifica com essas características, invista em um sofá na cor preta, azul marinho, marrom ou chumbo. 

Ambientes leves casam muito bem com cores neutras!

Por fim, temos as cores neutras, que simbolizam a alternativa mais procurada por quem busca leveza e praticidade. Além de combinarem com qualquer estilo de decoração, os tons sóbrios conseguem criar uma atmosfera mais relaxante aos ambientes, sendo indicados especialmente às salas de estar ou aos locais que gritam por conforto e comodidade. 

Ademais, a neutralidade também é ideal para quem possui a mente criativa e ama brincar com as cores complementares do cômodo. Por contarem com nuances sóbrias, esses sofás recebem muito bem as mantas, almofadas e acessórios coloridos, representando a opção ideal para quem deseja dar vida ao ambiente, sem ser extravagante. 

Por isso, aposte em um sofá na cor branca, creme, off-white, gelo, marfim, cinza ou até mesmo em tons de nude.  

Leia também: Tons de nude: inspire-se nessa tendência

Na Rifletti você encontra a cor de sofá ideal!

Conseguimos te auxiliar a escolher a cor de sofá ideal para o seu ambiente? Conta pra gente nos comentários! Aproveite para acessar o site da Rifletti e conferir os modelos de sofá que desenvolvemos para a sua casa. A nossa maior missão é potencializar a decoração do seu espaço! Confira!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *