Dica Pet: como fazer o gato parar de arranhar o sofá

Dica Pet: como fazer o gato parar de arranhar o sofá

Então você sai de casa para dar um rápido pulinho no mercado e, quando volta, vê que seu gato arranhou – mais uma vez – o braço do seu sofá. Esse cenário, apesar de parecer um pesadelo de primeiro momento, é extremamente comum na vida de quem tem um bichano dentro de casa.

O ato de arranhar superfícies é uma atividade extremamente comum em felinos no geral. Até mesmo os gatos selvagens procuram árvores e outras superfícies para afiar as garras. Essa atividade é benéfica pois ajuda o animal a se alongar, marcar território e queimar energia. Portanto, não adianta tentar mudar algo que já está na essência do animal! 

O que você pode fazer, é pensar em medidas que direcionem a atenção do gato para outro lugar. Nesse post, a Rifletti separou algumas dicas de como fazer o gato parar de arranhar o sofá. Por isso, se você sofre atualmente com esse problema e não sabe mais o que fazer, deixa que a gente te ajuda! Dê uma olhada nas nossas dicas a seguir! 

Presenteie o bichano com um arranhador

Uma das maneiras mais rápidas e simples de fazer o seu gato parar de arranhar o sofá é dando a ele um arranhador apropriado. Muito mais interessantes do que um braço de sofá, os arranhadores são feitos com materiais ásperos e desfiados que auxiliam a estimular as unhas durante a atividade de arranhar. 

Porém, só posicionar o arranhador ali, parado no canto da sala, pode não despertar tanto a atenção do bichano. Lembre-se que gatos são animais bastante exigentes! Por isso, estimule o bichinho a ir brincar com a nova aquisição. Coloque ali os seus brinquedinhos, um pouco de erva de gato ou qualquer objeto que prenda a atenção do animal. Assim, você o faz entender que ali é seu novo espaço de diversão.  

Limpe os locais arranhados

Quando um gato arranha constantemente uma superfície, ele não só deixa ali o seu odor, como também uma marcação territorial que o faz entender que aquele lugar agora pertence somente a ele e que, por isso, ele pode voltar quantas vezes quiser. 

Uma vez que você “invadir o seu território”, suavizar essas marcas e deixar um novo odor ali, pode ser que o gato entenda que perdeu o seu local de atividades. Limpe toda a região arranhada com água e sabão neutro para amenizar as marcações e, no final dessa limpeza, borrife substâncias que o gato não goste tanto, como álcool, limpa móveis ou até mesmo alguns óleos essenciais. Faça o teste!  

Inclusive, esse pode ser o momento perfeito para direcionar o pet ao seu mais novo arranhador. Afinal, mais cedo ou mais tarde ele vai procurar um novo local para arranhar! Por isso, nada mais justo que seja um objeto apropriado para essa tarefa, certo? 

Leia também: Aumente a vida útil do sofá com essas dicas

Repreenda o gato somente no momento em que ele arranhar

A gente entende que se deparar com o sofá todo arranhado não é uma das cenas mais agradáveis de se olhar. Mesmo porque o sofá não representa uma peça que trocamos com a maior frequência do mundo, né? Mas uma coisa é certa: brigar com o bichinho não é a melhor saída para esse tipo de problema. 

Repreender o gato após o ato já ter sido feito não auxiliará em nada e só vai deixar o animal ainda mais confuso, assustado e estressado. Inclusive isso pode até ser um incentivo para que ele arranhe mais. 

O ideal é repreendê-lo somente no momento em que ele arranhar o sofá. Aí sim você deve falar com autoridade e o afastar dessa área caótica. Fique atento e não deixe a oportunidade passar! 

Atente-se a saúde do animal

Por último, mas nenhum pouco menos importante, fique atento à saúde física e mental do seu gatinho. O ato de arranhar pode significar uma simples atividade cotidiana ou um sinal de que algo está errado. 

Em alguns casos, o gato arranha uma superfície para limpar as impurezas acumuladas entre os seus dedos. Certifique-se de que suas patinhas estão limpas e experimente aparar um pouco as unhas. Isso pode reduzir a urgência de arranhar tudo o que ele ver pela frente. 

Essa arranhadura constante também pode simbolizar quadros de ansiedade, estresse e preocupação. Por isso, observe se tem algo novo na rotina que possa estar tirando a paz do bichano. Às vezes, uma leve alteração no ambiente pode despertar esse gatilho no animal. Seja observador!

Leia também: Pets em casa: como manter os cuidados e higiene

Estaremos sempre te ajudando a cuidar do seu sofá

Experimente seguir esses caminhos e volte aqui para nos contar se o seu gato parou de arranhar o sofá. Enquanto isso, aproveite para dar uma olhadinha nas demais dicas que compartilhamos aqui no blog. Procuramos trazer assuntos que englobem todas as necessidades do seu cantinho. Confira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *