Dicas para manter a casa organizada por mais tempo

Dicas para manter a casa organizada por mais tempo

Preservar a organização da casa é um desafio e tanto, não é mesmo? Principalmente quando precisamos realizar essa tarefa em meio a várias outras atividades diárias. 

Porém, para alcançar um ambiente harmônico, limpo e confortável, é necessário que a gente disponha um tempinho do dia para isso. 

Abaixo separamos algumas dicas para manter a casa organizada e, assim, tornar o seu lar um ambiente agradável por muito mais tempo. Confira! 

Dê espaço para os cestos e nichos!

Quem já é adepto às rotinas de organização sabe! Os cestos e nichos são os maiores aliados no momento de manter a casa organizada.

Independente do cômodo, as estruturas auxiliam a armazenar os utensílios de acordo com a sua finalidade e otimizam o espaço disponível no local, deixando os ambientes mais limpos e harmônicos. 

A dica é investir em cestos, nichos e caixas organizadoras para os ambientes em que mais armazenamos utensílios rotineiros e objetos pessoais, como o quarto, o banheiro e a lavanderia.

Dessa forma, conseguimos guardar com mais cuidado nossa roupa de cama, revistas, toalhas, papel higiênico, ferramentas e produtos de limpeza. 

Divida os armários em seções!

Apesar de virem com a proposta de potencializar a organização dos objetos, os armários são os espaços mais propícios à desorganização. Em meio às rotinas agitadas, é comum guardarmos os utensílios no primeiro espaço livre que encontramos.
Porém, a longo prazo, a bagunça pode ir se acumulando e, consequentemente, se transformar em uma grande bola de neve. 

O ideal para evitar que essa desordem venha a acontecer, é tirar um dia para fazer uma limpeza geral nos armários da casa, jogar fora o que não é mais utilizado e reorganizar os itens em seções.

Com tudo em seu devido lugar, é possível encontrar e guardar os utensílios com muito mais facilidade e rapidez. 

Utilizou, guardou!

Outra dica de ouro para manter a casa organizada é guardar os utensílios logo após a sua utilização. Além de deixar o ambiente com um aspecto menos pesado e bagunçado, essa preocupação também evita que os objetos se percam mais facilmente, favorecendo a otimização do tempo em meio à correria do cotidiano. 

Por isso, atente-se durante as atividades rotineiras e não procrastine para armazenar os utensílios. Acredite, esse cuidado faz toda a diferença na preservação dos ambientes. 

Invista em suportes suspensos!

Os suportes suspensos são extremamente bem-vindos quando pensamos na organização da casa. Principalmente em ambientes funcionais, como a cozinha e a lavanderia, os suportes vêm com o papel de armazenar os objetos mais utilizados e contribuir para a otimização do espaço disponível, evitando que os itens fiquem acumulados.

Ademais, os suportes suspensos também representam ótimas alternativas para quem deseja dar um toque a mais na decoração desses espaços funcionais. Portanto, além de melhorarem a organização, essas estruturas também ajudam a deixar a casa mais moderna. 

Crie uma rotina de limpeza!

Por último, mas não menos importante, crie uma rotina de limpeza para a sua casa. Pense bem, se a frequência de organização ocorrer de forma diária, você terá menos trabalho na hora de realizar uma faxina mais completa. 

Você pode se dedicar a limpar um cômodo da casa por dia ou realizar uma limpeza superficial dos ambientes no decorrer da semana. O importante é colocar essa tarefa como uma de suas prioridades em sua lista de atividades diárias.

Leia também: 5 dicas para limpar a casa corretamente

Confira mais dicas no blog da Rifletti

Viu só como é simples manter a casa organizada por mais tempo? Para ter acesso a outras dicas como essa, dê uma olhada nos demais conteúdos publicados aqui no Blog da Rifletti! Nossa missão é tornar a sua casa um ambiente muito mais confortável! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *