Entenda como escolher quadros para sala

Entenda como escolher quadros para sala

Independente de qual estilo de decoração compõe a sua sala, a utilização de quadros sempre vai ser algo a se considerar no momento de preencher as paredes vazias.

Além de darem um toque a mais na decoração, essas obras também são responsáveis por proporcionar mais personalidade ao ambiente, uma vez que carregam todo um semblante artístico por trás. 

Porém, engana-se quem pensa que a escolha de novos quadros é uma tarefa fácil. Apesar das peças serem desenvolvidas com cores e gravuras de brilhar os olhos, é necessário se atentar a alguns pontos antes de investir em uma nova tela.

Afinal, você não vai querer que essas peças sobrecarreguem o ambiente ou fiquem mal posicionadas, não é mesmo?

Pensando em facilitar esse momento, separamos neste post algumas dicas essenciais na hora de escolher novos quadros para a sala. Confira!

O tamanho do quadro deve conversar com o espaço da sua sala!

O tamanho das telas é um dos primeiros fatores que você deve levar em consideração antes de investir em novos quadros para a sua sala. Afinal, você não quer que as paredes da sua principal área de convívio fiquem poluídas de informação visual, não é mesmo? 

Para as salas de estar que apresentam uma metragem um pouquinho mais reduzida, é ideal não exagerar na quantidade de quadros, uma vez que esse excesso pode fechar ainda mais o espaço disponível no ambiente. O mesmo vale para o tamanho! Tente investir em quadros que tenham um tamanho pequeno/médio. 

Já para salas amplas e arejadas, o recomendado é investir em quadros grandes, que ocupem um espaço centralizado. Além de conversar com o tamanho do ambiente, essa escolha também pode proporcionar um ganho visual muito interessante para o cômodo.

Outra dica é fazer um jogo de proporção e brincar com quadros de diferentes tamanhos em uma só parede! É uma opção divertida e cheia de personalidade às salas modernas!

Busque um equilíbrio entre as cores do quadro e o resto da decoração!

Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de escolher novos quadros está ligado às cores das peças. É interessante que as nuances conversem com a paleta já inserida na atmosfera do ambiente.

Não é necessário seguir um padrão monocromático! Basta escolher tons que se complementam e entrem em equilíbrio uns com os outros. 

Por incrível que pareça, cores quentes e vibrantes podem ser uma ótima pedida se os tons da sua sala forem majoritariamente neutros. O contraste promovido por essas tonalidades conseguem funcionar muito bem em ambientes onde o branco, o bege e o cinza estão inseridos.  

Além das cores presentes na obra, também é bacana prestar atenção na moldura do quadro. De forma geral, a moldura deve ser preta ou branca. Assim, não existe o risco dela entrar em atrito com as cores da peça.

Porém, isso vai variar bastante com o estilo da obra. Quadros modernos, pintados por artistas independentes, por exemplo, raramente são desenvolvidos com esse elemento. 

Posicione os quadros de forma estratégica!

entenda como escolher quadros para sala

Por fim, com os quadros em mãos, chegou o momento de escolher o local onde eles ficarão posicionados. Normalmente, quando as peças são penduradas na parede, elas devem estar na altura dos olhos de uma pessoa adulta. Nem muito abaixo, nem muito acima. A menos que você crie uma composição de obras na parede da sua sala. 

Além da altura, também é necessário considerar o estilo de decoração do ambiente. Se a sua sala segue uma linha mais clássica, os quadros podem ficar na parede frontal, espalhados em duas paredes laterais ou, como é mais comum, logo atrás do sofá.

Já nas salas modernas, as telas podem ficar anexadas sobre o aparador, através de uma composição na parede ou até mesmo dispostas no chão. 

Uma dica super bacana para ter uma previsão de como as peças ficarão dispostas na parede, é organizar os quadros no chão. Assim, você trabalha a composição das obras e evita furos desnecessários. 

Gostou das nossas dicas de decoração? Acessando o Blog da Rifletti, você confere os demais conteúdos relacionados a esse tema! Estamos esperando pela sua visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *