Entenda como utilizar as cores para ampliar ambientes

Entenda como utilizar as cores para ampliar ambientes

Seja na decoração de um ambiente ou em seu revestimento, as cores possuem um papel importantíssimo na composição do lar. Responsáveis por transmitir emoções e dar mais personalidade aos cômodos, as cores escolhidas para um ambiente também são capazes de ampliar o espaço disponível em uma casa.

Quando usadas da forma correta, algumas tonalidades podem favorecer a amplitude do espaço, criando a sensação de que o cômodo é muito maior do que aparenta ser.

Nesse post, separamos algumas dicas de como utilizar as cores para ampliar os ambientes de uma casa e, assim, deixar o seu lar ainda mais harmônico. 

Por isso, se você anda pensando em renovar os ares do seu lar, fique de olho no que preparamos a seguir!

Conheça a Psicologia das Cores!

A Psicologia das Cores é uma das ferramentas mais utilizadas no momento de definir as cores de uma casa.

O conceito tem o objetivo de estudar como cada tonalidade pode contribuir para o surgimento de alguma emoção e, assim, favorecer o espaço de um ambiente.

Enquanto os tons claros e suaves despertam sentimentos de serenidade, leveza e tranquilidade, os tons escuros e vibrantes, por sua vez, são capazes de transmitir sensações mais intensas, como paixão, euforia e felicidade.

Tudo dependerá da forma como essas cores forem aplicadas nos cômodos da casa. Se a intenção é proporcionar mais amplitude aos espaços pequenos, o ideal é optar por nuances claras, suaves e que sejam próximas à neutralidade.

O branco, o bege, o cinza e os tons pastéis de forma geral são capazes de abrir e iluminar os ambientes, criando a sensação de um espaço mais amplo e aconchegante. 

Utilize o mesmo tom nas paredes e no piso!

Além de recorrer à Psicologia das Cores e optar por nuances mais claras e suaves, uma outra dica de ouro no momento de redefinir as cores da casa é utilizar o mesmo tom tanto para as paredes, quanto para o piso.

Essa técnica é bastante utilizada pois favorece a reflexão da luz, fazendo com que os nossos olhos analisem o ambiente como se ele realmente fosse mais amplo.

Por isso, se optar por tons claros nas paredes e no piso, o revestimento como um todo parecerá maior, dando a ilusão de um espaço mais largo e harmônico. 

Apesar dos tons claros contribuíram bastante para aumentar a amplitude dos ambientes, essa técnica também pode ser utilizada com nuances coloridas. Se você combinar uma das paredes com a cor do seu piso ou simplesmente manter o piso colorido e deixar as paredes claras, também é possível potencializar o comprimento e dar mais espaço ao cômodo. 

Leia também: Tons de nude: inspire-se nessa tendência

Deixe as nuances fortes para os objetos decorativos!

Existe um motivo por trás de toda essa preferência por tons mais claros no revestimento da casa. Esse motivo se chama: objetos decorativos. Pintar as paredes e o piso com tons mais neutros permite que o anfitrião possa caprichar na decoração do lar sem que ela fique sobrecarregada. 

Se, por um lado, os tons fortes e vibrantes não devem ser utilizados no revestimento dos espaços pequenos, por outro, eles estão mais do que autorizados a compor a decoração dos ambientes. Assim, é possível adicionar mais personalidade aos espaços sem que eles fiquem com um ar muito sóbrio e sem graça. 

A dica para acertar na paleta de cores é utilizar o Círculo Cromático ao seu favor. Combinar cores análogas e complementares não tem erro! Dessa forma você consegue desenvolver uma decoração única e extremamente agradável aos olhos de quem te visitar.

Decore o seu ambiente com as dicas da Rifletti

Agora que você já sabe como utilizar as cores para ampliar os ambientes, que tal dar uma olhada nas outras dicas do Blog da Rifletti para otimizar o espaço da sua casa? Procuramos sempre trazer os melhores conteúdos para o seu lar! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *