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7 dicas para manter o bem-estar durante a quarentena

7 dicas para manter o bem-estar durante a quarentena

Passamos dos 100 dias de quarentena no Brasil. Dias diferentes de tudo o que já experienciamos, que exigiram de todos novos hábitos. Mas é possível aproveitar esse período de isolamento para se conectar melhor com você mesmo, cuidar de seu lar e criar laços mais fortes com a família. Confira nossas dicas!

Em 11 de março deste ano a Organização Mundial da Saúde anunciava que o mundo enfrentava uma pandemia (quando uma epidemia se estende a níveis mundiais)provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Foi então que o isolamento social e a quarentena entraram de vez para a vida dos brasileiros, e ficar em casa não era mais uma opção, mas sim uma recomendação pensando num bem maior: a saúde e a proteção de todos.

De lá para cá muita coisa mudou: trabalho home office virou o “novo normal”,crianças passaram a ser educadas em casa, compras migraram para o on-line,confraternizações passaram a ser restritas aos membros que dividem o mesmo teto… Mas mesmo com tantas transformações, é possível aproveitar esse período de isolamento para se conectar melhor com você mesmo, cuidar de seu lar e criar laços mais fortes com a família.

Respire fundo

É difícil mesmo enfrentar tantas transformações mantendo a energia e dedicação de sempre a todos os projetos e campos da vida. E isso, sem dúvidas, pode deixar aquela sensação de que estamos falhando em algo, deixando algo passar e não nos entregando da forma como gostaríamos. Quando essa sensação bater, respire fundo e lembre-se:estamos vivendo algo totalmente novo e certamente sairemos diferentes disso tudo.

E para te ajudar nessa missão, reunimos sete dicas simples para fazer com que operíodo da quarentena seja mais confortável! Vamos lá?

1. Curta a família

Com a maioria dos empregos migrando para home office e as instituições de ensino adotando a educação à distância, a família passou a conviver mais horas junta e a se ajudar nas tarefas do dia a dia. Este é o momento para criar memórias especiais e fortalecer os laços com quem amamos.

Uma dica aos pais, além de ajudar os filhos com as lições da escola, é criar brincadeiras e atividades que estimulem a criatividade e que sejam feitas juntos. Que tal montarem uma hortinha em casa? Desenvolverem hobbies como pintura, desenho, escultura?

2. Crie uma rotina

O fato de estarmos todos em casa 24 horas e tendo que abrir mão de alguns hábitos pode fazer com que o sono fique bagunçado, a fome apareça em horários aleatórios… Por isso é muito importante manter uma rotina! Não a mesma rotina de antes, claro, mas uma sequência de ações que vão colaborar para o seu reloginho biológico.

Estipule horário para se deitar e para acordar, para as refeições, para as atividades dos filhos… Nem todos os dias seguirão a mesma sequência, mas tenha isso como uma meta. Além de favorecer a sensação de bem-estar, a rotina é um elo que temos com a vida antes da pandemia.

3. Faça exercícios físicos

A prática de atividades físicas estimula a liberação de serotonina e endorfina,neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Ou seja, faz muito bem para o corpo e a mente! E dá para se movimentar mesmo em casa: com a pandemia, diversos profissionais de educação física,academias e centros esportivos estão liberando aulas gratuitas. Não fique parado.

Comece quando der, com o que tem, onde estiver. E, se possível, conte com a orientação de um especialista para evitar lesões!

4. Mantenha contato com quem você ama

Para evitar a circulação do vírus, até mesmo visitar familiares é arriscado, especialmente se tratando de idosos. Para manter a conexão com quem você ama, use e abuse de recursos tecnológicos: faça encontros on-line com a família, celebre aniversários e conquistas por vídeo chamada, ligue sempre que o coração apertar de saudade.

Lembre-seque nada é mais importante do que todos sairmos de tudo isso com saúde! E se quiser fazer uma surpresa, aproveite os deliveries para enviar uma surpresinha para alguém especial.

5. Faça coisas que você ama

Com a correria do dia a dia é comum deixar de lado alguma atividade que você ama, não ler aquele livro que está na estante há meses, não praticar seu hobbie favorito… Aproveite o tempo em casa para colocar isso em prática!

Tempos tão diferentes e complicados como o que estamos vivendo podem fazer com que a nossa energia fique baixa. Mas nada como algo que amamos fazer para dar aquela alegria de viver e o ânimo que precisamos para o nosso dia a dia. O que você adoraria fazer hoje? Então faça!

6. Reflita, reorganize e planeje

Em breve tudo isso vai passar. Que tal aproveitar agora para planejar algo que estava na“gaveta” há algum tempo? Um projeto pessoal ou profissional, uma viagem dos sonhos,um encontro de toda a família…

Este pode ser um bom momento também para organizar avida financeira da família, reorganizar coisas que já não se encaixam mais na rotina familiar, limpar armários, eliminar o que não usa… Ou, quem sabe, passar um tempo online planejando uma nova decoração para o seu lar.

7. Não se cobre tanto

Por fim, não se cobre! Se não der para se exercitar, tudo bem. Se não conseguir ler aquele livro, tudo bem. Se as crianças não se adaptarem ao home scholling, tudo bem também!Executar todas essas dicas seria ótimo, mas não faça disso uma “prisão”.

Se quiser passar o dia no sofá, se jogue! As coisas precisam fluir e se encaixar em sua vida. Quando algo,mesmo que muito positivo, vira um peso, deixa de bom para a saúde.

Leve a vida de forma mais leve e em breve estaremos todos juntos novamente!

Gostou das dicas? Lembrou de algo mais que pode ajudar a passar pela quarentena com mais saúde e bem-estar? Conte pra gente nos comentários. Essa troca é muito importante!

Até a próxima!

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