Nichos na decoração: saiba como utilizar

Nichos na decoração: saiba como utilizar

Versáteis, funcionais e extremamente fáceis de instalar, os nichos se transformaram em uma verdadeira tendência entre os amantes do universo decor. Classificados como prateleiras dos tempos contemporâneos, os nichos na decoração são responsáveis por valorizar os espaços aéreos e por otimizar o espaço disponível em uma casa. 

Disponibilizados no formato de caixas, as peças são encontradas nos mais variados formatos e conseguem se adaptar em qualquer ambiente. Seja na sala, no quarto ou em espaços funcionais, os nichos representam ótimos aliados à decoração

Nesse post, separamos todas as dicas para você inserir os nichos na decoração do seu lar. Por isso, se você ficou curiosa quanto a funcionalidade do item, saiba como utilizar a peça conferindo o conteúdo preparado abaixo. Aproveite! 

Primeiramente, conheça os seus diferentes formatos!

Os nichos esbanjam versatilidade! Oferecidos nos mais variados tamanhos e formas, as peças podem ser redondas, quadradas, triangulares e até mesmo hexagonais. Sem contar, é claro, em sua paleta de cores, que contempla todos os gostos. 

Dentre esses diversos modelos, o mais procurado pelos amantes de decor é o nicho no formato quadrado. Graças a sua estrutura linear, a peça consegue ser encaixada em qualquer espaço, simbolizando um modelo bastante coringa para a decoração dos ambientes. 

Independente da sua escolha, a dica é entender como funciona a estrutura do nicho na decoração antes de sair investindo na peça. Conhecendo o seu design, fica muito mais fácil idealizar a maneira que o utensílio vai compor a decoração e onde ele será posicionado dentro do ambiente.

Mil e uma utilidades para a sua casa!

Tudo o que você imaginar pode ser armazenado dentro de um nicho! Revistas, livros, roupas, sapatos, toalhas, produtos de limpeza, objetos decorativos e diversos outros itens que acabam ficando “soltos” em meio a decoração e que podem atrapalhar a circulação dos ambientes

Essa é a principal funcionalidade dos nichos: otimizar a circulação dos ambientes. Ao anexar a estrutura da peça nas paredes, você consegue evitar o acúmulo de móveis e objetos nos cômodos, tornando a atmosfera mais clean e os cômodos menos apertados – pontos importantíssimos para quem mora em apartamentos pequenos

Além dessa função primária, os nichos também simbolizam ótimos itens decorativos. Justamente devido a sua infinidade de cores, texturas e formatos, as peças conseguem se adaptar com muita facilidade nos ambientes. Sabendo combiná-los com os outros objetos de cena, é possível agregar – e muito – a decoração dos cômodos.  

Combine os nichos de acordo com a decoração!

Existem várias formas de agregar os nichos à decoração. As peças podem ser organizadas de forma alinhada, transmitindo uma ideia de equilíbrio e sobriedade, de forma irregular, passando o semblante de um espaço mais descontraído ou na diagonal, dando personalidade para o ambiente. Tudo vai depender de qual sensação você deseja transmitir naquele cômodo! 

Na sala de estar, que é um ambiente mais confortável e convidativo, os nichos podem ser instalados na parede acima do sofá ou próximos ao rack da TV, como se fossem uma estante modular. Assim, é possível incrementar a decoração e armazenar os objetos decorativos da sala, como plantas, velas e aromatizadores.  

Já no quarto, os utensílios conseguem suprir a falta de uma mesinha de canto, principalmente quando não há espaço nas laterais da cama para colocar um móvel. Em quartos infantis, os nichos também podem aparecer como uma alternativa lúdica para guardar os brinquedos.  

Em ambientes funcionais, como o banheiro, a lavanderia e a cozinha, os nichos na decoração podem ser utilizados para organizar os itens indispensáveis, como toalhas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, temperos e louças. Ao instalar as peças nas paredes, você fica com esses itens importantes na altura de suas mãos, facilitando as rotinas corridas. 

Leia também: Deixe a decoração da casa mais elegante com essas dicas

Quer praticidade? Aposte em nichos na decoração!

Está vendo como os nichos na decoração são uma mão na roda? Sabendo como utilizar, as peças se tornam verdadeiras aliadas à sua decoração! Quer dar uma olhada em mais dicas como essa? Então dê um pulinho nos outros conteúdos do Blog da Rifletti! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *