Pets em casa: como manter os cuidados e higiene

Pets em casa: como manter os cuidados e higiene

Só quem tem pet em casa sabe o quanto a presença de um animalzinho pode mudar a energia do ambiente. Além de esbanjarem amor, alegria e muita personalidade, ter a companhia de um animal de estimação muda a gente como ser humano, já que a partir da adoção nos comprometemos a cuidar e a amar por uma nova perspectiva

Apesar dessa experiência incrível, nem tudo na vida são flores, não é mesmo? Assim como as crianças, os pets em casa também dão um trabalhão até conseguirem se adaptar aos ambientes. Xixi fora do lugar, objetos quebrados, destruição de chinelos e sofás arranhados são alguns exemplos comuns que podemos citar. 

Mas tenha calma! Estamos aqui para te ajudar. Nesse post separamos algumas dicas de como manter os cuidados básicos e preservar a higiene dos ambientes quando se tem pets em casa. Dessa forma você pode aproveitar o conforto do seu lar sem ter que abrir mão de um companheiro de quatro patas. Fique de olho no que vem a seguir! 

Sofás à prova de manchas e de mau cheiro

Independente da espécie do seu pet, uma vez que ele urinar em algum local específico, estará marcando território e, consequentemente, transformando esse espaço em seu mais novo banheiro particular. Por isso é tão importante ensiná-lo, desde cedo, o lugar certo de fazer suas necessidades, como em cima de um jornal ou dentro da caixa de areia. 

Porém, nem sempre dá tempo de orientar o seu bichinho a fazer xixi no local correto. Às vezes a gente chega tarde demais e percebe que ele já se aliviou em locais não tão ideais, como em cima do sofá por exemplo.

Nesses casos, se a urina ainda estiver superficial, nada que um paninho umedecido, um pouco de detergente neutro e uma borrifada de neutralizador de odores não resolva o problema e impeça que o animal volte lá novamente. 

Agora, se você chegou tarde demais e o xixi já tiver sido absorvido pelo sofá, só uma limpeza profissional conseguirá remover a possível mancha criada sob o estofado e, principalmente, amenizar o foco do odor que ficou impregnado no tecido. 

O serviço de impermeabilização de sofás é uma ótima pedida para contornar esse tipo de situação, uma vez que fecha as fibras do estofado e impede que qualquer tipo de líquido seja absorvido pelo tecido. Inclusive, uma vez impermeável, o sofá, consequentemente, evita o aparecimento de manchas e outros danos que diminuem a sua durabilidade. 

Unhas afiadas não combinam com a decoração da sua casa!

O ato de arranhar as coisas ao seu redor é um comportamento bastante frequente entre felinos e se engana quem pensa que eles fazem isso somente por diversão. O hábito é capaz de remover as impurezas acumuladas entre as patas, permite que o animal consiga lixar suas unhas, auxilia a desestressar em meio ao cotidiano e representa um ótimo exercício diário.

Os gatos domésticos amam tecidos que desfiam pois eles “grudam” com mais facilidade nas garras e, assim, permite que os bichanos coloquem em prática essa atividade tão essencial às suas saúdes física e mental. 

Uma boa maneira de evitar que eles escolham justamente a mobília da casa para afiar as unhas, é investindo em um arranhador, que são estruturas ou acessórios encontrados em lojas especializadas, desenvolvidos com produtos especiais para que o felino se exercite e se distraia ao longo do dia. 

Outra medida para proteger a mobília da sua casa é adquirindo produtos específicos para felinos, como o spray anti arranhamento ou a famosa erva de gato (catnip). Enquanto o primeiro retira o cheiro do animal das superfícies e deixa os móveis menos interessantes para eles, o segundo deixa o felino mais calmo e prende a sua atenção.

Tecidos e estofados livres de pêlos

Algumas raças de cães e gatos soltam mais pelos do que outras, fazendo com que a mobília da casa sofra consequências e acumule aos montes essa pelagem em sua superfície. Apenas o uso do aspirador de pó não é suficiente para remover os pêlos espalhados pelos tecidos e estofados, sendo necessária uma limpeza ainda mais eficiente. 

O uso de luvas de borrachas – as mesmas usadas para higienizar cozinhas e banheiros – e os rolinhos envolvidos com fita adesiva são ótimas alternativas para driblar o problema, uma vez que fazem com que o pêlo grude em sua superfície e saia com mais facilidade dos sofás, poltronas e colchões.

Leia também: Saiba como usar manta para sofá

É possível sim ter pets em casa e sofás no mesmo ambiente

Agora que você já sabe como manter a higiene da sua casa, mesmo que ela tenha a ilustre presença de pets, chegou o momento de acessar o site da Rifletti e conhecer não só o nosso serviço de impermeabilização de sofás, como todos os outros cuidados domésticos que citamos em nossos conteúdos.

A nossa missão é sempre dar dicas importantes para prolongar a harmonia e conforto da sua casa! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *