Plantas para decoração: saiba como utilizar

Plantas para decoração: saiba como utilizar

A utilização de plantas para compor um ambiente é algo que, sem dúvidas, vem se ressignificando no universo da decoração. Além de proporcionar um contato mais forte com a natureza, principalmente às pessoas que vivem em grandes cidades, a inserção de plantas na decoração da casa deixa o espaço mais leve, tranquilo e harmonioso. 

Inclusive, esse estilo de ornamentação tem todo um diferencial por trás! Ao colocar plantas no ambiente, o anfitrião da casa estará assumindo uma responsabilidade com novos seres vivos, uma vez que todas as plantas precisam de algum tipo de cuidado para se manterem radiantes e, principalmente, vivas. Esse ato de tirar um tempinho do dia para checar as novas moradoras da casa muda a rotina e favorece novas atividades. 

Nesse post, separamos algumas dicas sobre essa tendência para que você saiba como utilizar plantas na decoração e consiga mudar um pouco a atmosfera do seu ambiente. Por isso, se você ama estar mais próximo a signos da natureza e não abre mão de embelezar seus espaços, dê uma olhada no que vem a seguir! 

As vantagens de colocar mais verde para dentro de casa

Inserir plantas na decoração de uma casa é mais vantajoso do que parece. Além de darem mais frescor e leveza aos ambientes, a coloração verde, característica desses seres vivos, é uma tonalidade que se destaca em meio a uma decoração interna, proporcionando harmonia com outros objetos decorativos ou provocando um contraste incrível com a vida urbana. 

As plantas também são responsáveis por deixar o espaço mais aconchegante e tranquilo, uma vez que a sua presença favorece um contato mais próximo à natureza, por mais mínimo que seja. Quem nunca se sentiu bem e com as energias renovadas após uma visita a um local arbóreo e com bastante verde? 

Ademais, a inserção de plantas na decoração proporciona algumas pausas e momentos de tranquilidade em meio às rotinas agitadas. A atenção e o cuidado são fatores essenciais para que elas se mantenham cheias de vida e isso só será possível se você tirar um tempinho do dia para cuidar delas devidamente. É quase como uma terapia! 

Como distribuir as plantas de forma harmônica

Antes de sair adicionando plantas em vários cômodos da casa, é importantíssimo lembrar que elas são seres vivos e, dependendo da espécie, apresentam algumas necessidades para conseguirem sobreviver.

Em ambientes internos, são indicadas plantas que não precisam de uma incidência tão forte da luz solar, como a Marantas, a Costela de Adão, a Bromélia, a Jibóia e a Samambaia, por exemplo. 

Essa seleção também deve levar em conta o quanto de tempo disponível você terá para se dedicar a elas na semana. Afinal, são necessárias regas, mudanças de local e, em alguns casos, a poda de galhos e folhas. As espécies mais indicadas às pessoas que não querem ter muito trabalho no ato de cuidá-las são os Cactos e Suculentas. 

Quanto à sua distribuição ao redor da casa, o céu é o limite! As plantas podem ser colocadas no chão, em suportes fixos na parede, em cima de estantes e prateleiras, na varanda e até mesmo nas janelas. O que realmente vai trazer um diferencial na decoração é a sua criatividade

Plantas em vasos grandes são ótimas alternativas para incrementar os espaços vagos de uma sala – como ao lado dos sofás, por exemplo – e dar bastante foco à cor verde.

Já para decorações mais discretas ou em cômodos um pouco menores, vale inserir alguns vasinhos entre estantes e aparadores como uma forma de realçar a beleza do espaço, sem deixar o ambiente sobrecarregado. 

Colocá-las suspensas em suportes fixos na parede ou deixá-las em cima de banquetas também são maneiras interessantes de trazer verde para dentro de casa. A sensação de ter plantas “acima” de nós traz um ar tropical ao espaço e deixa o ambiente com um semblante orgânico e natural, como se realmente tivesse um pouquinho da natureza ali.

Plantas na decoração é uma ótima opção para o seu ambiente

De forma geral, não existe muito segredo quando o assunto é inserir plantas na decoração de um ambiente. Sua beleza singular consegue entrar em harmonia com os espaços sem muito esforço. Basta cuidar delas direitinho para que a sua vitalidade continue irradiando os ambientes! 

Aproveite para acessar o site da Rifletti e conferir mais dicas de decoração para a sua casa! Nossa missão é sempre te manter atualizado quanto às tendências do universo decor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *