Rifletti Decora: saiba como utilizar macramê na decoração

Rifletti Decora: saiba como utilizar macramê na decoração

Com o inverno cada vez mais próximo das terras tupiniquins, os amantes do universo decor já podem começar a pensar em como deixar a casa mais aconchegante para receber a estação. Além de providenciar malhas mais pesadas para os sofás e colchões, também é interessante adicionar na decoração alguns itens que são a cara da temporada. 

Dentre as inúmeras alternativas disponibilizadas pela indústria, o Macramê é uma das que mais se destacam. Extremamente versáteis e capazes de se adaptar aos mais diferentes estilos de decoração, as peças decoram os ambientes intimistas e transmitem uma elegância sem igual. 

Nesse post, falamos um pouco mais sobre o Macramê e compartilhamos algumas dicas essenciais de como utilizá-lo na decoração. Confira!

O que é o Macramê?

Originado em tempos pré históricos, o Macramê é uma técnica de tecelagem manual que utiliza fios de lã como sua principal matéria prima.

É importante pontuar que, apesar da lã ser a fibra têxtil mais utilizada pelo Macramê, a técnica pode ser realizada com uma série de outros materiais, inclusive os fios de borracha utilizados em cabos de computador e celular. 

Basicamente, a técnica consiste em trançar, amarrar e atar com um nó esse fio utilizado até que ele assuma a forma desejada pelo artesão. Na antiguidade, o Macramê era utilizado para confeccionar mantas, chales, cobertores e outros itens desenvolvidos para aquecer as pessoas contra o frio excessivo do inverno.

Inclusive, acredita-se que a palavra é derivada do árabe “migramah”, que significa “franja” em português. 

Porém, com o avanço dos métodos de artesanato e com a popularidade alcançada pelo Macramê, hoje, a técnica é uma verdadeira tendência entre os amantes do universo Decor e simboliza um dos elementos mais poderosos para levar o clima boho aos ambientes – seja através de tapeçarias, cortinas, mantas, luminárias e vasos suspensos. 

Como é feito esse tipo de artesanato?

Para confeccionar o Macramê não são utilizadas máquinas ou ferramentas específicas, apenas as próprias mãos e os fios selecionados para a técnica. Como pontuamos no tópico acima, qualquer tipo de linha ou fio podem ser usados como matéria prima do Macramê, desde a lã até mesmo os materiais não convencionais. 

A principal forma de fazer o Macramê é através do nó duplo, que representa a técnica fundamental para quem deseja executar o método com destreza. O nó duplo é feito com, no mínimo, três fios. Enquanto os fios centrais ficam esticados, os fios laterais são trançados em torno deles até que a estrutura seja concluída.  

Abaixo, separamos um passo a passo simplificado para realizar essa técnica. Quer aprender? Então dá só uma olhada: 

  1. Separe os fios laterais e deixe os centrais esticados;
  2. Dobre o fio da esquerda sobre os fios centrais;
  3. Passe o fio da direita sobre a “ponta” do fio da esquerda que foi reposicionado anteriormente;
  4. Passe o fio da direita por trás dos fios centrais e dentro do arco formado à esquerda;
  5. Puxe os fios laterais até fechar o nó na parte superior;
  6. Repita o processo começando pelo outro lado.

Como utilizar o Macramê na decoração?

O Macramê é uma peça extremamente versátil e pode ser utilizada tanto no segmento da moda, quanto no universo decor. Diferente do que muitos imaginam, o estilo de artesanato não está limitado somente a cobertores, tapetes e roupas de cama.

Sabendo utilizá-lo, o Macramê pode atuar como cortina, luminária, vaso suspenso e consegue até mesmo ser posicionado sozinho dentro de um cômodo. 

Se a sua intenção é preencher alguma parede da sua casa, a peça pode ser utilizada sozinha ou ao lado de algum quadro que apresente essa estética boho. Desenvolvido em um tecido estruturado e confeccionado em uma forma peculiar, o item decorativo, além de enfeitar a parede, também será responsável por dar mais personalidade ao ambiente.

Como cortina, o item é capaz de deixar a luz do sol entrar parcialmente nos ambientes, criando uma atmosfera romântica e super relaxante para o cômodo.

Já como luminária, o Macramê pode tornar o ambiente mais convidativo, uma vez que promove ao espaço aquele aconchego sem igual. O item pode ser posicionado no chão, no teto ou em cima de algum nicho ou prateleira. O céu é o limite! 

Por fim, o Macramê também é muito utilizado como vaso suspenso. Responsável por enfeitar tanto os ambientes externos, como os internos, a peça esbanja delicadeza e pode aparecer em diversas cores, formas e texturas, conseguindo ser usada sozinha ou acompanhada por outras composições. Vale a pena investir! 

Transforme a sua decoração com o macramê

Viu só como é simples utilizar o Macramê na decoração? Para mais dicas como essa, basta acessar os demais conteúdos publicados no Blog da Rifletti! Lá você encontra os melhores truques para potencializar a decoração do seu lar. Esperamos pela sua visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *