Saiba como escolher o sofá ideal para sala pequena

Saiba como escolher o sofá ideal para sala pequena

Práticas na hora de limpar, mas extremamente difíceis no momento de decorar, as salas pequenas simbolizam as famosas “facas de dois gumes”. Ao mesmo tempo que o seu espaço reduzido permite uma manutenção super simples, ele também dificulta a circulação de pessoas e torna a tarefa de decorar um pouquinho mais limitada. 

A melhor solução para otimizar esses cômodos mais reduzidos é optar por móveis que não comprometam tanto o espaço da sala, especialmente o sofá, que é um dos itens mais importantes de um lar. Escolher um sofá que atenda às necessidades da sua sala é a melhor aposta que você pode fazer para harmonizar a atmosfera da casa. 

Nesse post, separamos todas as dicas consideradas indispensáveis no momento de escolher um novo sofá para a sua sala pequena. Por isso, se você está procurando por um modelo ideal para o seu espaço, fique atenta nos pontos abordados a seguir! 

Tenha em mãos as medidas da sua sala!

Antes de começar a pesquisar os modelos de sofá, a primeira tarefa que você precisa realizar é medir o espaço disponível em sua sala. Ter essas medidas em mãos facilita bastante o processo de seleção! Assim, você ganha mais assertividade no momento da escolha e evita o investimento em um móvel que a sua sala não comporta.

Para essa tarefa, tudo o que você vai precisar é de uma fita métrica. É necessário medir de ponta a ponta as paredes e o piso da sua sala. Só assim é possível ter uma dimensão exata do espaço disponível. 

Dê preferência às cores mais claras!

Seja para o sofá ou para as paredes da sua sala, o ideal é apostar em cores mais claras. Além de transmitirem leveza e tranquilidade aos ambientes, essas nuances também criam a sensação de um espaço mais amplo, sendo ideais para salas e cômodos pequenos. 

De acordo com a Psicologia das Cores, tons muito vibrantes tendem a sobrecarregar e “fechar” os espaços, diminuindo aqueles cômodos que já são naturalmente pequenos. Essa teoria não muda quando falamos de sofá. Por isso, quando chegar o momento de investir em uma nova peça, opte por aquelas que são desenvolvidas em tons neutros e pastéis

Otimize o espaço com um sofá retrátil!

Se você busca por um sofá que, além de oferecer conforto, também auxilie na otimização do espaço disponível em sua sala, então os modelos retráteis são as melhores alternativas para o seu lar. Sua estrutura “abre e fecha” permite que o modelo mude de tamanho em segundos, representando uma opção de sofá extremamente versátil

O melhor de tudo é que esse tipo de sofá se adapta aos mais diferentes tipos de ambiente. Ele pode ser posicionado no centro da sala, encostado em um painel ou no canto do cômodo. Para descobrir qual alternativa fica melhor na decoração da sua sala, basta brincar com as possibilidades oferecidas pelo modelo! 

Leia também: Quer otimizar espaço? Conheça o sofá 3 lugares Connect Plus da Rifletti

Delimite o ambiente com um sofá de canto!

Além de proporcionar mais amplitude e melhorar a circulação da sala de estar, os sofás de canto também auxiliam na delimitação dos ambientes, especialmente se a sua casa tiver cômodos conjugados. Através desses modelos, é possível dividir a “área social” do seu apartamento e delimitar melhor o que cada espaço representa ali dentro. 

Essa delimitação fica ainda mais polida se o sofá de canto for retrátil, uma vez que você ganha a oportunidade de abrir apenas um de seus assentos. Dessa forma, o modelo se transforma em um “L” e consegue se encaixar com mais facilidade nos espaços. 

A Rifletti tem a solução para a sua sala pequena!

A Rifletti conta com alguns modelos de sofá ideais para espaços reduzidos, como o Connect Plus, que é retrátil, reclinável e esbanja comodidade. Aproveite sua passagem em nosso Blog para visitar o site da marca e conferir todos os nossos modelos disponíveis! Temos certeza que você vai adorar! 

2 comentários sobre “Saiba como escolher o sofá ideal para sala pequena

  1. Excelentes ideias! Vou mudar para um apartam de 2 de 47metros quadrados. A sala tem 12m2. o sofá de 4 lugares de suede fica bom? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *