Saiba como limpar sofá de acordo com o tecido

Saiba como limpar sofá de acordo com o tecido

Uma coisa é fato: dentre os inúmeros itens dentro de uma casa, o sofá representa um dos nossos maiores aliados. Principalmente nos dias em que chegamos em casa extremamente cansados!

É no sofá onde podemos ficar super à vontade, aproveitar os nossos programas de TV favoritos ou simplesmente sentar e beber um drink após uma semana estressante. 

Por esse e muitos outros motivos, nada mais justo do que cuidarmos de sua integridade e preservá-lo ao máximo possível, certo? Afinal, o sofá não é o tipo de peça que podemos trocar todo ano. Portanto, querendo ou não, manter a sua durabilidade se faz uma tarefa essencial. Porém, em meio a tantos modelos diferentes, como limpar o móvel da forma correta? 

Deixa que a Rifletti te conta! Nesse post separamos todas as dicas essenciais para que você saiba limpar o sofá de acordo com o tecido. Assim, é possível fazer com que a peça dure muito mais e, ao mesmo passo, evitar manchas decorrentes de uma limpeza incorreta. Confira a seguir!

A limpeza precisa fazer parte da rotina!

Independente de existir diferentes formas para limpar os tecidos de um sofá, a melhor maneira de preservar a integridade da peça é limpando ela de tempos em tempos. É mais do que recomendável efetuar a limpeza do sofá semanalmente. Devemos ter em mente que o sofá é um dos itens mais utilizados dentro de uma casa e, devido a isso, ele também representa um dos itens mais propícios ao desgaste. 

Portanto, para manter o seu sofá sempre limpinho e bem cuidado, capriche na utilização do aspirador de pó e sempre tenha em vista lencinhos umedecidos. Pode parecer fora do usual, mas os lencinhos evitam as sujeiras e manchas momentâneas. Esteja preparado para tudo!

O que funciona para um, pode não funcionar para outro!

Um sofá pode ser confeccionado com uma imensa gama de fibras têxteis. Dentre as mais comuns, podemos citar o suede, o chenille, a camurça, o veludo, o linho e o couro. 

Em virtude a esse leque de tecidos, é um erro imaginar que existe apenas um tipo de limpeza que atenda às necessidades de todos eles. Para cada tipo, existe uma forma específica de higienização. Veja abaixo um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Suede e Chenille: Essas fibras representam as mais fáceis de limpar de todos os exemplos falados acima, podendo ser higienizadas diariamente. Basta utilizar um pouquinho de detergente neutro misturado em água e fazer movimentos circulares com um pano.
  • Camurça: Se por um lado os tecidos acima requerem uma limpeza simples, a Camurça, por outro, pede por uma higienização mais cuidadosa. Para preservar a higiene dessa fibra têxtil, deve ser utilizado um pano levemente umedecido em água e, dependendo da sujeira, acrescentar detergente neutro ao processo.
  • Veludo e Linho: O Veludo e o Linho contam com uma alternativa de limpeza bastante peculiar. É necessário usar um pano umedecido com com água e vinagre. A mistura consiste em um litro de água para ¼ de vinagre (de preferência branco). Caso a mancha seja insistente, é permitido utilizar uma esponja macia para auxiliar no método de higienização.
  • Couro e Courino: Assim como a Camurça, o Couro e o Courino devem ser limpados com um pano umedecido em uma solução de água e detergente. É estritamente proibido o uso de escovas e esponjas sob a superfície desse tecido, ok? Também é recomendada a aplicação de silicone ou de substâncias que “hidratam” o couro. Assim, você evita ressecamentos e rachaduras no tecido. 

Leia também: Aumente a vida útil do sofá com essas dicas

A impermeabilização te dá mais segurança!

Apesar de terem todas essas alternativas para limpar um sofá, existe uma técnica capaz de diminuir a frequência de higienização e potencializar a durabilidade da peça. 

A Impermeabilização é um serviço que consiste na aplicação de produtos específicos sob a superfície do sofá com o objetivo de fechar as fibras têxteis e, assim, impedir que os líquidos e as demais impurezas penetrem no interior do móvel. Dessa maneira, o sofá fica livre de manchas, do acúmulo de ácaros e torna-se mais resistente aos impactos do dia a dia. 

É importante pontuar que a técnica só pode ser realizada por profissionais qualificados. A pulverização do produto impermeabilizante é feita com aparelhos capacitados e, apesar de ser uma técnica segura, é necessário um cuidado específico para manejar a substância. 

O serviço de Impermeabilização é oferecido por empresas focadas no segmento de estofados e a duração da técnica tem um prazo de validade de até 3 meses. Vale a pena investir!

Os sofás Rifletti esperam por você

Se você está pensando em investir em um novo sofá, a Rifletti é o local perfeito para mergulhar nessa busca!

Acesse o nosso site e confira os diferentes modelos oferecidos pela marca. Nossa missão é atender a todas as necessidades da sua sala. Estamos te esperando!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *