Saiba como montar uma horta em casa

Saiba como montar uma horta em casa

Montar uma horta em casa pode ser uma ideia genial para quem ama culinária e preza por um estilo de vida saudável!

Além de representar menos gastos nas feiras e supermercados, o ato de plantar seus próprios temperos e hortaliças também significa inserir uma alimentação mais saudável em sua rotina, uma vez que os alimentos estarão 100% livres de agrotóxicos e substâncias pesadas.  

Porém, apesar de ser uma ideia tentadora – e bastante divertida -, montar uma horta dentro de casa pode ser considerado um grande desafio para algumas pessoas. Existe o estigma que, para uma horta vingar, ela precisa de muito investimento e muito espaço para crescer. De fato, uma horta precisa de cuidados especiais, mas nem tudo é um bicho de sete cabeças!

Estamos aqui para provar o contrário e mostrar para vocês que é sim possível montar uma horta em casa sem precisar de grandes investimentos. Abaixo, separamos algumas dicas especiais para quem tem esse sonho, mas ainda não teve a oportunidade de colocá-lo em prática. Veja só!

Prepare o espaço

O primeiro passo para quem deseja montar uma horta caseira é preparar o espaço onde as hortaliças serão plantadas. Afinal, as plantas precisam da contribuição de alguns fatores externos – como luz solar e umidade – para conseguirem crescer fortes e saudáveis. 

Caso a sua residência ofereça um quintal ou algum espaço um pouquinho mais amplo para receber as estruturas, a área de plantio pode ser desenvolvida no chão, de forma clássica. Nesse tipo de cenário, vale investir em vasos compridos e retangulares, já que permitem receber mais hortaliças de uma só vez. 

Agora, caso você more em um apartamento e não tenha tanto espaço disponível, não precisa desanimar! É super possível construir uma horta completa em uma área menor, como na varanda do apê, que tem exposição solar total ou parcial. Existem jardineiras verticais, vasos suspensos e uma série de estruturas autoirrigáveis que facilitam o processo de plantio e conservação. 

Leia também: Quer economizar espaço? Conheça o sofá 3 lugares Connect Plus da Rifletti

Iluminação é essencial!

A maioria das plantas e hortaliças precisam de luz solar para crescerem e se desenvolverem. Por isso, é imprescindível que a sua horta receba iluminação direta, nem que seja por algumas horas do dia. 

O mais recomendado seria deixá-las em um espaço que receba a luz do sol em 100% do tempo. Assim, você tem menos trabalho na conservação das plantinhas. Porém, a gente sabe que isso nem sempre é possível. Sendo assim, é indicado observar os espaços de maior iluminação da sua casa e por quanto tempo a luz solar bate nesses locais. 

Dessa forma, é possível localizar o espaço mais iluminado para posicionar a sua horta em casa. Só certifique que esse local realmente receba luz solar todos os dias, ok? Não se preocupe com o conforto! Plantas se adaptam em varandas, lajes, sacadas e até mesmo no parapeito de janelas. O importante é que elas recebam o necessário para sobreviver! 

A melhores espécies para a sua horta

Esse momento é o mais esperado por quem deseja construir uma horta caseira. Afinal, um dos grandes motivos de todo esse investimento é poder usufruir daquilo que está crescendo dentro dos vasos, não é mesmo? Porém, se engana quem pensa que a escolha das hortaliças depende apenas do paladar e das necessidades da sua cozinha. 

Antes de qualquer coisa, você precisa saber se as hortaliças escolhidas vão conseguir sobreviver mediante as condições da sua casa. Vegetais folhosos, temperos e frutos exigem, no mínimo, 5 horas de luz solar direta por dia, necessitando de um espaço que tenha uma iluminação constante e de outros cuidados mais específicos. 

Para quem ainda está se aventurando por esse universo, é bacana começar com o plantio de temperos clássicos, como a salsinha, a cebolinha, o manjericão, o tomilho e a hortelã. O ideal é adquirir mudas pequenas e replantá-las em vasos maiores, mas, se você deseja ter a experiência completa, nada te impede de comprar as sementes e começar do zero. 

Atente-se a manutenção da sua horta!

Com as espécies devidamente selecionadas e com os vasos posicionados em locais propícios para o desenvolvimento das hortaliças, o que resta é prestar atenção em seu desenvolvimento. A manutenção da horta é a garantia de que as plantinhas vão continuar crescendo firmes e fortes. Por isso, além de ficar de olho na aparência das hortaliças, também é importantíssimo se atentar às regas e à adubação

A principal recomendação nessa etapa é estudar sobre as plantas e temperos que você está plantando em sua horta. Só assim você consegue saber a quantidade correta de água, adubo e iluminação solar que cada planta precisa para crescer e se desenvolver. Uma dica para quem tem rotinas agitadas, é investir em vasos autoirrigáveis, que são práticos e fazem todo o serviço para você!

Além disso, é mais do que indicado apostar em adubos especiais. A ação bactericida do sol pode atrapalhar o desenvolvimento de algumas espécies que necessitam da ação dos microorganismos para sobreviver. Nesses casos, é ideal revestir o solo com algum composto orgânico. Converse com um profissional da área e peça indicações de produtos! 

Montar uma horta em casa ficou mais fácil, não é mesmo?

Viu só como é fácil montar uma horta em casa? Aproveite a sua passagem pelo Blog da Rifletti para conferir as outras dicas que compartilhamos por aqui! Procuramos sempre trazer o que há de melhor para a decoração e funcionalidade da sua casa! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *