Aumente a vida útil do sofá com essas dicas

Aumente a vida útil do sofá com essas dicas

Não é à toa que falamos que o sofá representa o coração de todas as casas. Além do item estar localizado na sala, local onde possui o maior fluxo de pessoas em uma residência, é no sofá onde assistimos nossas séries favoritas, relaxamos com a família, recebemos os amigos e até brincamos com os nossos pets. 

Por um lado, essa multifuncionalidade do sofá é uma vantagem para quem se considera uma pessoa caseira e que curte aproveitar o conforto do seu próprio ambiente, mas por outro, essa característica é a principal responsável pelo desgaste do item ao longo do tempo. Afinal, quanto mais são realizadas atividades sobre ele, mais danos são ocasionados em sua estrutura. 

Pensando em soluções para preservar a peça por mais tempo, nós da Rifletti, separamos nesse texto algumas dicas de como realizar corretamente a manutenção do item e, assim, aumentar a vida útil do sofá. Por isso, se você já está percebendo os primeiros desgastes em sua estrutura, abra seu bloco de notas e fique atenta às dicas a seguir!

É tudo uma questão de limpeza!

Na teoria parece simples, mas, basicamente, a melhor maneira de aumentar a durabilidade do sofá, é higienizando ele com frequência e de forma assertiva. Afinal, é importante se lembrar que nem todo produto de limpeza pode ser usado para desinfetar um estofado e que, inclusive, a forma como você limpa sua superfície também pode prejudicá-lo. 

Abaixo, dividimos em tópicos os principais métodos de limpar o sofá sem desgastar o seu revestimento. Dê uma olhada! 

O aspirador de pó é seu melhor amigo!

Usar o aspirador de pó é um jeito fácil e seguro para manter o seu sofá sempre em ordem. O item pode ser usado diariamente e, além de retirar o excesso de poeira e os farelos de alimentos que podem ter caído na superfície do estofado, o aspirador também ajuda a manter o sofá longe de ácaros e bactérias causadoras de crises alérgicas

Não use produtos de limpeza convencionais!

Ao contrário do que se imagina, os produtos de limpeza convencionais (detergente, amaciante, sabão em pó, etc) não são recomendados para a limpeza de um sofá. Por conterem substâncias químicas em suas composições, esses itens mais atrapalham a limpeza do que ajudam, podendo manchar e danificar ainda mais o estofado. 

Uma vez em contato com o sofá, esses produtos tornam a superfície do tecido hidro ativa, ou seja, incompatível com água. Qualquer líquido que cair sobre o revestimento, fará uma mancha permanente. 

Pano úmido é a solução!

Pasme, mas o bom e velho paninho úmido é a opção mais segura para remover manchas e contornar possíveis acidentes com o sofá. Se algo cair no estofado, o mais indicado entre profissionais é utilizar um pano macio e úmido para a limpeza e certificar-se de passá-lo em todo o assento ou na área onde a sujeira caiu. 

Dessa forma, a secagem ocorrerá de maneira homogênea e seu sofá estará livre de manchas definidas. Inclusive, uma boa dica para que a secagem ocorra mais rápida é usando secadores de cabelo ou panos secos. 

Os cuidados vão além da limpeza!

Apesar da limpeza auxiliar – e muito – na vida útil do sofá, existem outros cuidados rotineiros que podem aumentar a vida útil da peça.

Evitar que o móvel fique em contato direto com a luz solar é um ótimo exemplo desses cuidados. Sofás revestidos com couro (natural ou sintético) tendem a ressecar e sofrer rachaduras quando expostos por muito tempo ao Sol. 

A radiação ultravioleta também consegue danificar os sofás revestidos com outros tipos de tecido. Se por um acaso você limpar o sofá com algum produto errado e deixá-lo em contato com a luz solar, é possível que o seu revestimento comece a manchar ou amarelar gradativamente. Por isso, sempre posicione o sofá em um local com sombra e que esteja protegido da luz do Sol. 

Outra dica para prolongar a vida útil do sofá é manter a peça longe de objetos pontiagudos, como facas, agulhas e tesouras. Se precisar fazer qualquer atividade fora do comum, como costurar ou descascar alimentos, faça isso em cima de uma mesa ou cadeira! 

O serviço de impermeabilização combate qualquer imprevisto

Todas essas medidas de higienização citadas acima podem ser reduzidas caso você opte pela impermeabilização do seu sofá. O serviço consiste na pulverização de produtos específicos sob a superfície do estofado que conseguem fechar as fibras do tecido, criando uma barreira de proteção em todo o perímetro do sofá e tornando-o impermeável.

Além de tornar o sofá resistente à líquidos, a impermeabilização também impede o surgimento de manchas, uma vez que o tecido não absorverá o que cair sobre ele, torna o estofado resistente aos raios UV, que desgastam sua cor ao longo do tempo e evita o acúmulo de ácaros e germes que dependem da umidade e do calor para sobreviverem. 

A impermeabilização é um método simples, mas que deve ser feito por profissionais capacitados e que tenham o manejo correto dos produtos impermeabilizantes. Para saber mais sobre esse serviço, dê uma olhada na seção Impermeabilização, disponível na plataforma da Rifletti!

Leia também: Impermeabilização de sofá: o que é e como a Rifletti faz

Aumente a vida útil do seu sofá escolhendo a Rifletti

Agora que você viu nossas dicas e já sabe como aumentar a vida útil do seu sofá, aproveite para visitar o nosso site e conhecer nossos produtos e os demais itens de decoração. Temos tudo que a sua casa precisa para conquistar mais harmonia e comodidade! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *