Como dormir bem: tenha uma boa noite de sono com essas dicas

Como dormir bem: tenha uma boa noite de sono com essas dicas

Apesar de ser algo natural e extremamente necessário para o bem estar físico e mental de qualquer ser vivo, ter uma boa noite de sono nem sempre é uma realidade na vida de algumas pessoas. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros se queixam de insônia e outros distúrbios do sono, fazendo com que o problema se torne muito mais comum do que imaginamos. 

O ritmo agitado das grandes metrópoles, o estresse provocado no dia a dia e a produção incorreta de serotonina levam a população brasileira a dormir cada vez menos, interferindo na produtividade e na qualidade de vida de muitas pessoas. Sem contar, é claro, nos problemas de saúde que a falta de um sono de qualidade pode acarretar. 

Se você está inserido dentro dessa parcela de pessoas, fique tranquilo! Nesse post separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma boa noite de sono. Em alguns casos, uma simples mudança de hábito pode mover montanhas. Abra seu bloco de notas e fique de olho no que vem a seguir!

Respeite o seu relógio biológico

Uma das dicas mais eficazes para quem está buscando por boas noites de sono é respeitar o relógio biológico do próprio corpo. É recomendado por profissionais manter uma rotina de sono, ou seja, definir um horário regular para dormir e outro para acordar. 

Além disso, é preciso se atentar a quantidade de horas dormidas! O ideal é que o sono dure, em média, de 8h a 9h. Por isso, quem precisa acordar cedo, deve se deitar cedo e assim sucessivamente. Organize sua rotina, faça seus horários e respeite o seu momento de descanso! 

Evite álcool e alimentos pesados antes de dormir

Outro ponto que merece uma super atenção é referente a alimentação. É interessante evitar álcool, chocolates, frituras e comidas gordurosas pelo menos 4 horas antes de dormir. Por terem um valor calórico elevado, esses alimentos podem irritar o estômago, dificultar a digestão e causar desconfortos gástricos durante a noite, atrapalhando o sono. 

Ademais, é estritamente proibido ingerir bebidas e alimentos estimulantes antes de dormir, como café, refrigerante, energético, canela e pimenta, já que eles são responsáveis por aumentar a energia e, consequentemente, atrapalhar o sono. O ideal é optar por alimentos leves e de fácil digestão. Assim, você auxilia o metabolismo a desacelerar e tem uma boa noite de sono livre de dores e desconfortos abdominais. 

Fuja de atividades que demandam energia

Ter momentos de lazer e praticar exercícios físicos são ótimas maneiras de liberar o estresse acumulado das rotinas agitadas, mas essas atividades não são bem vindas momentos antes de dormir. Para ter uma boa noite de sono, é ideal desacelerar o corpo e a mente cerca de 30 a 40 minutos antes do horário de ir se deitar. 

Portanto, quando estiver chegando próximo ao momento de dormir, feche o notebook, desapegue do celular, fique longe da TV e evite exercícios intensos. Para estimular o sono nesse período de pausa, algumas pessoas optam por ler, ouvir música, tomar chá ou até mesmo utilizar óleos essenciais relaxantes dentro do quarto. Experimente! 

Crie uma atmosfera confortável e silenciosa

Por último, mas não menos importante, crie um ambiente propício ao sono! É ideal manter o quarto escuro ou com uma iluminação bem suave e encontrar uma posição confortável em cima do colchão. Inclusive, um bom colchão é a peça chave para ter uma noite tranquila. Procure por um que atenda às suas necessidades e que seja aconchegante ao deitar-se.

Também deve-se evitar atmosferas barulhentas na hora de dormir! Se for necessário, invista em um protetor de ouvidos para driblar ambientes com muito barulho. Ademais, mantenha uma temperatura agradável dentro do quarto. O ideal é que ela fique entre 18°C e 26°C, uma vez que o corpo tende a resfriar nas fases mais profundas do sono. 

Leia também: 5 sinais de que é hora de trocar o seu colchão

Conheça os colchões Rifletti e tenha uma boa noite de sono todos os dias

Viu só como pequenas alterações na rotina fazem toda a diferença para a qualidade do seu sono? Aproveite a sua passagem aqui no Blog para acessar o site da Rifletti! Oferecemos inúmeras opções de colchão que atendem as suas principais necessidades no momento de dormir! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *