Você sabe qual a diferença entre o estilo retrô e vintage?

Você sabe qual a diferença entre o estilo retrô e vintage?

Dentre os inúmeros estilos de decoração disponíveis no universo decor, o Retrô e o Vintage são alguns dos que mais se destacam. Vindo a tona em propostas muito parecidas, esses dois estilos acabam gerando uma série de dúvidas a respeito de seu uso e confundem a cabeça até mesmo dos mais apaixonados pelo segmento. 

A justificativa para todo esse burburinho é porque ambos se baseiam em uma estética antiga e prezam por elementos que remetem ao passado, fazendo com que a grande massa acredite que os dois estilos sejam a mesma coisa. Mas é aí que está o erro! 

Nesse post, a Rifletti separou todas as informações sobre cada estilo para que você, amante de decoração, saiba as principais diferenças entre um estilo e outro. Por isso, se você ficou curioso para conhecer mais sobre o estilo Retrô e o estilo Vintage, não perca o que vem a seguir!

O estilo Retrô traz a tona os designs antigos

O estilo Retrô, seja na decoração ou na moda, consiste em trazer para a atualidade os principais designs utilizados no passado. Em outras palavras, é feita uma releitura dos elementos que mais fizeram sucesso há alguns anos atrás como uma forma de honrar o que já foi popular um dia.

Normalmente, esse estilo de decoração se baseia em criar réplicas ou inspirações de móveis e objetos decorativos que tiveram um boom entre os anos 1920 e 1990. Por isso, o estilo traz, com muita personalidade e exorbitância, cores vibrantes, formas geométricas, estampas clássicas e texturas marcantes, como o veludo, o plástico e o vinil. 

Uma forma bacana de inserir o Retrô na decoração da sua casa é apostando em móveis com tonalidades vibrantes (laranja, amarelo, rosa, azul e vermelho) e investindo em objetos pontuais que fazem toda a diferença na composição do ambiente, como rádios, bicicletas e eletrodomésticos que tenham um semblante antigo. 

Leia também: Decoração retrô: conheça esse estilo e decore sua casa

O estilo Vintage permanece no passado

Já o estilo Vintage, por sua vez, é representado por elementos confeccionados no passado, mas que são utilizados até os tempos atuais na decoração contemporânea. Nesse design, estamos falando de verdadeiros tesouros que foram armazenados com o tempo e que carregam consigo toda a memória emocional das épocas passadas. 

Vintage significa todo e qualquer elemento produzido no passado (mais especificamente entre os anos 20 e 60), mas que se manteve em perfeita qualidade com o passar dos anos. Essas peças podem ser adquiridas de duas formas principais: herdando da própria família ou visitando antiquários, garimpos e lojas especializadas nesse estilo. 

A melhor forma de inserir o design na decoração da sua casa é, de fato, utilizando peças antigas, vindas de épocas passadas. Móveis de madeira com detalhes em ferro, telefones antigos, espelhos com molduras rococó, obras de arte nas paredes e até mesmo porta-retratos com fotos antigas da família são ótimos exemplos de elementos Vintage. 

O que difere o estilo Retrô do estilo Vintage?

Estilo retrô e vintage

Basicamente, a diferença entre o estilo Retrô e o estilo Vintage é que o Retrô é uma cópia do Vintage. O Retrô, apesar de se inspirar em objetos clássicos do passado, continua sendo um estilo de decoração atual, que pega elementos do Vintage para produzir suas peças. 

Em resumo, enquanto o Vintage é representado por peças antigas, confeccionadas em tempos passados, o Retrô apresenta peças produzidas em tempos atuais, mas que têm um design antigo. 

É importante pontuar que ambos os estilos podem se misturar e se complementar dentro de um ambiente. Inclusive, essas combinações também podem ser feitas utilizando peças do estilo Moderno! Assim, é possível trazer objetos antigos para uma atmosfera contemporânea e, dessa forma, potencializar a personalidade da sua casa. 

Leia também: Dicas para decoração de sala pequena

Quer mais dicas de decoração? Confira no blog da Rifletti!

Gostou de saber mais sobre esses dois estilos de decoração? Aproveite a sua passagem por aqui para conferir os demais conteúdos publicados no Blog da Rifletti! Procuramos sempre trazer dicas interessantes para os fãs do universo decor! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *