Como se organizar financeiramente em 2021?

Como se organizar financeiramente em 2021?

Uma coisa é certa: guardar dinheiro e se organizar financeiramente nunca foi tão essencial! Além de ter provocado um turbilhão de emoções em todos os cantos do mundo e atingido em cheio o setor da saúde, a pandemia causada pelo novo coronavírus também comprometeu bastante a economia de alguns países. 

Devido ao cenário caótico ocasionado pela quarentena e pela evolução do vírus, inúmeros comércios fecharam, acarretando em uma onda intensa de demissões Brasil afora, fazendo com que, até mesmo os que se mantiveram empregados, criassem o hábito de repensar seus gastos e finanças

Com a virada de ano – e também de década – tudo que mais precisamos é de um período repleto de esperança, prosperidade e novos recomeços. Por isso, separamos neste texto algumas dicas para se organizar financeiramente em 2021 e começar o ano livre do vermelho. Abra seu bloco de notas e fique atento as dicas a seguir!

Primeiro de tudo, defina suas metas!

O primeiro passo para ter um 2021 financeiramente estável é definir as suas principais metas para o ano que está por vir. Afinal, o que você deseja conquistar ao longo dos próximos meses? Sua independência financeira? Um novo carro? Uma mudança de imóvel? Pense a respeito disso!

É através desses objetivos, que você conseguirá fazer um planejamento financeiro mais eficaz. Assim, é possível estabelecer uma média de gastos mensais e encontrar os melhores caminhos para atingir essas metas. 

Se jogue nas planilhas!

As planilhas são as melhores amigas para quem deseja ter uma vida financeira mais organizada. Além de mostrar os seus ganhos e despesas mensais, a ferramenta também tem a função de analisar todos os seus gastos e, dessa forma, auxiliar no remanejamento de dinheiro. 

O ideal é que conste nessa planilha o dinheiro que entra na conta, a parcela que sai para as despesas básicas, a quantia que você deseja investir e, por fim, o dinheiro que você usará para gastos secundários, como vida social e lazer, por exemplo. 

Controle seus gastos no início do ano!

Devido aos pagamentos pesados que envolvem os primeiros meses do ano – como IPTU, IPVA, cartão de crédito e matrículas escolares/universitárias – é recomendado se organizar melhor financeiramente e controlar os gastos supérfluos que rodeiam esse período. 

Afinal, é no início do ano que costumamos tirar férias, aproveitar os momentos de lazer e esbanjar um pouco mais de dinheiro do que o usual. Por isso, para iniciar o ano livre de dívidas altas e evitar que isso interfira nos próximos meses, dê uma boa segurada na sua conta corrente e pense duas vezes antes de concluir alguma compra.  

Leia também: 5 formas de adquirir renda extra em casa

Faça um “pé de meia”!

O famoso “pé de meia” representa uma das alternativas mais assertivas para quem deseja ter uma vida financeira mais organizada. Além de favorecer o hábito de guardar dinheiro – nem que seja um pouquinho por mês -, o conceito também pode te deixar mais seguro quanto aos obstáculos e emergências que possam surgir no futuro.

Além disso, também é indicado entender o seu estilo de vida atual e utilizar apenas uma parte da sua renda para gastos pessoais. Assim, consegue pagar suas contas, ter uma vida social agradável e guardar o restante que sobrar para a sua reserva emergencial. 

Gostou do conteúdo, leitor? Aproveite a sua passagem aqui no Blog da Rifletti para conferir os demais conteúdos que separamos para você! Nossa missão é sempre trazer as melhores dicas para o seu momento de vida! Aproveite! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *