Decoração retrô: conheça esse estilo e decore sua casa

Decoração retrô: conheça esse estilo e decore sua casa

Dentre os inúmeros estilos que alguém pode se basear para decorar a casa, o estilo retrô é um dos que mais se destacam. O modelo de decoração consiste em resgatar os objetos, as mobílias e todos os signos clássicos do passado, mas com um olhar mais moderno. Dessa forma, o ambiente ganha um ar nostálgico, elegante e, ao mesmo tempo, despojado. 

Esse olhar fresh e contemporâneo, apesar de parecer não combinar com a proposta, é mais do que necessário quando se pensa em alcançar o estilo retrô. Se a pessoa se basear apenas em antiguidades, é provável que a casa adquira um visual muito arcaico e ultrapassado, perdendo toda a magia do modelo de decoração. O ideal é criar um contraste através desse cenário antigo com um mais atual! 

Pensando em maneiras de auxiliar todos que desejam inserir esse estilo dentro de suas casas, separamos nesse post algumas dicas de decoração retrô que podem ser muito úteis no momento de embelezar o ambiente. Por isso, se você ama esse ar nostálgico e é fã desse modelo de decoração, fique de olho no que vem a seguir! 

Insira o Retrô apenas em alguns ambientes!

O estilo de decoração retrô não precisa englobar todos os cômodos da sua casa. Às vezes, a repaginação de um ou dois ambientes já é o suficiente para adquirir a atmosfera nostálgica que você estava imaginando. Do contrário, a casa pode ficar sobrecarregada e parecer um brechó de antiguidades. Não se esqueça que o equilíbrio é a base de tudo!

Dito isso, a sala e a cozinha são os cômodos que mais se enquadram com a proposta retrô. Além de serem ambientes que, naturalmente, já possuem um maior fluxo de pessoas, eles também são os mais fáceis de se adaptar a esse modelo de decoração. Afinal, os ornamentos mais clássicos de uma casa – como poltronas, almofadas, tapetes, azulejos, mesas e armários, por exemplo – ficam situados nesses locais. 

Portanto, tenha um olhar crítico sobre esses ambientes da sua moradia e veja como eles poderiam receber esse estilo de decoração. Temos certeza que você vai conseguir realizar grandes mudanças sem ter que modificar muito! 

Invista em mobílias e eletrodomésticos!

As mobílias e os eletrodomésticos são, sem dúvidas, os itens que mais roubam a atenção na decoração de um ambiente. E isso não muda quando estamos falando de um estilo retrô. Os móveis rústicos que possuem um semblante romântico e os eletrodomésticos coloridos são mais do que bem-vindos quando pensamos em uma estética nostálgica. 

É super válido investir em sofás que tenham uma estrutura bastante geométrica e que sejam revestidos com linho, suede ou camurça, características que, por si só, já remetem a um ar vintage. Sem falar nas mesas, aparadores e armários, que devem ser detalhados com arabescos e puxadores específicos para se adaptarem à proposta. 

Além disso, mais uma maneira de voltar no tempo usando a decoração da casa, é adquirindo eletrodomésticos que tenham a cara de décadas passadas. Geladeiras redondas, fogões compactos e itens de cozinha – como liquidificadores e batedeiras – tingidos em tons azul celeste, amarelo gema, vermelho ou cereja são algumas opções de decoração que auxiliam nessa viagem no tempo. 

Use objetos de família!

Além de combinarem perfeitamente com uma estética retrô, os objetos herdados da família também simbolizam uma ótima maneira de manter a personalidade da casa e inserir memórias afetivas nos ambientes. Herdar algum item que foi passado de geração em geração é algo muito especial e que, com certeza, deve ter um espaço reservado dentro de sua casa. 

E não precisa ser nada absurdamente valioso ou perceptível. Como pontuamos acima, o que mais vale é o valor emocional que o objeto tem por trás. Pode ser um relógio antiquado, um vaso centenário, um álbum de fotos de família, uma louça vintage ou até mesmo uma obra de arte obsoleta. Se o item estiver conservado, dá para pensar em algum lugar bacana para posicioná-lo! 

Invista na decoração Retrô com os sofás Rifletti

Viu só como é fácil embelezar a casa usando o estilo retrô? Além de te dar um direcionamento quanto à decoração dos ambientes, a Rifletti também te proporciona as melhores condições no momento de investir em um sofá para complementar sua mobília!

Acesse nosso site e confira todas as opções de estofado que disponibilizamos para o seu espaço Retrô!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *